Paco Rabanne


By Paco Rabanne

Francisco Rabaneda Cuervo, mais conhecido como Paco Rabanne, é um grande estilista reconhecido e admirado mundialmente pela sua ousadia e inovação em suas criações. Paco Rabanne nasceu na cidade de Pasajes na Espanha, em Fevereiro de 1934, mas quando tinha apenas 5 anos, seu pai, um militar republicano, foi fuzilado pelas tropas de Franco e, então, junto de sua mãe e irmãs refugiaram-se na França.
Francisco Rabaneda Cuervo - Paco Rabanne


Paco Rabanne teve seu primeiro contato com a moda quando sua mãe, ainda na Espanha, trabalhou no atelier de Balenciaga, em San Sebastián. A partir daí, comecou seu interesse pelo mundo fashion. Na França, estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes de Paris e, por intermédio de sua mãe iniciou sua bem sucedida carreira de estilista, começando por desenhar acessórios para famosas grifes de Paris como: Balenciaga, Dior e Givenchy.
No ano de 1963, sua primeira coleção de roupas é lançada e, para a confecção das peças, Paco Rabanne inova e surpreende utilizando materiais como o plástico, o alumínio e o papel, surgindo assim, a futurista e inusitada marca de Paco Rabanne, que logo, ganha reconhecimento e admiração mundial. Alguns de seus singulares vestidos foram usados por famosas mulheres como Françoise Hardy, Brigitte Bardot e Jane Fonda (Barbarela) em filmes e sessões de fotos. Ainda em inovação, Paco Rabanne é o primeiro estilista a fazer seus desfiles com trilha sonora e a selecionar  modelos de todas as raças e regiões do mundo.
Paco Rabanne

Paco Rabanne e um de seu modelos

Um dos modelos de Paco Rabanne

Dois dos modelos em alumínio de Paco Rabanne

Um dos modelos em alumínio de Paco Rabanne

Um dos  modelos em alumínio de Paco Rabanne

Modelos em alumínio de Paco Rabanne

Jane Fonda como Barbarella


Mas, é no ano de 1969, que Paco Rabanne ingressa no mundo da perfumaria. Sua primeira fragrância lançada é feminina, de nome ¨Calandre¨, de aroma floral fresco, poucos anos depois (1973), os homens são presenteados com o perfume ¨Paco Rabanne by Paco Rabanne¨, de aroma aromático fougere e, a partir daí, sofisticadas fragrâncias são lançadas, totalizando o número de 38 perfumes da grife, sendo os perfumes One Million masculino e o feminino Lady Million os últimos a ser lançados. 

Perfume Calandre - Paco Rabanne - 1969

Perfume Calandre - Paco Rabanne - 1969

Perfume Calandre - Paco Rabanne - 1969

Paco Rabanne pour Homme - Paco Rabanne - 1973

Paco Rabanne pour Homme - Paco Rabanne - 1973

Paco Rabanne pour Homme - Paco Rabanne - 1973

1 Million - Paco Rabanne - 2008

Lady Million - Paco Rabanne - 2010


Paco Rabanne contou com a colaboração de famosos perfumistas do mundo todo para a elaboração de suas fragrâncias, como: Christophe Raynaud, Olivier Pescheux, Michel Girard, Olivier Cresp, Emilie (Bevierre) Coppermann, Mark Buxton, Michael Hy, Anne Flipo, Beatrice Piquet, Dominique Ropion, Robert Gonnon, Rosendo Mateu, Jean Martel, Jacques Cavallier, Pierre Wargnye e Gerard Anthony  e, também, famosos designers para a confecção de seus frascos.
Paco Rabanne se despediu do mundo da Alta Costura no ano de 1999, no entanto, sua sofisticada marca continuou poderosa até os dias atuais, onde, no ano de 2012, retornará às passarelas no comando do prestigiado designer indiano Manish Arora, que tem em sua característica desenhos inovadores e cheios de cor.  


Manish Arora

Modelos de Manish Arora



 

 



Nenhum comentário: